Fórmula Vitoriosa – Prazeres da Mesa 09/2018

Pupilos do chef pâtissier Fabrice Le Nud, Lucas Liberatore e Thiago Nicolau estão hoje à frente de uma confeitaria para lá de gostosa, a Tartelier, no Bairro da Saúde em São Paulo.

Thiago conta que a ideia era manter uma cozinha para realizar uma confeitaria diferenciada e vender para cafés, bares e restaurantes, que nem sempre investem dinheiro nessa parte do negócio.

“Eu já estava no ramo há algum tempo e, em 2011, resolvi suprir essa área, que costuma ser deficiente nos estabelecimentos. Vendíamos também para hotéis, mas, quando percebi, meu trabalho era lidar com os compradores, brigar por preço e me dei conta de que nem pisava mais na cozinha. Tinha que cuidar da logística das entregas, que chegava a mais de 20 por dia, competir com os congelados, enfim, concluí que precisaria mudar o formato.”

Em 2014, a dupla resolveu ampliar o local, para abrigar uma pequena loja e ficar próxima do público.

“Foi ali que tudo se encaixou e fluiu. Procuramos oferecer um produto de qualidade com preço mais acessível”, afirma Thiago.

Nossa última mordida é a torta de chocolate com caramesalê, um dos primeiros produtos da Tartelier. “Eu amava um doce de caramelo que comia em uma doceria e achei que com chocolate ficaria maravilhoso. Sentei com o Lucas e pensamos nessa tortinha de chocolate com o caramelo e flor de sal. Era uma época em que o Twix estava super em alta, então acabou dando muito certo”, diz Thiago, que afirma que não inventou nada, apenas juntou elementos que já existiam para formar um doce que sabia que as pessoas iriam abraçar. Hoje a torta está na lista de mais vendidos da casa e Thiago garante que o preparo é extremamente simples. “Uma base de massa doce de chocolate, com o diferencial de ter farinha de caju. Para o caramelo, a dica é tomar cuidado com a temperatura”. O negócio deu tão certo que os meninos visam ampliar a Tartelier ou abrir uma segunda unidade.